4º Boss: Frondísporo
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4º Boss: Frondísporo
Tanque
Importante
Mortal
Curandeiro
DPS
Interrompível
Visão Geral
Frondísporo é um… bem, é um boss planta/esporo/cogumelo, então é de se esperar que esses elementos estejam presentes na luta. Enquanto alguns se esforçam para te matar, existem alguns que realmente te ajudam. Saber diferenciar um do outro é o primeiro passo para aprender essa luta:
Plantas hostis
Musgo Rastejante
- Lança-chamas
Esse é o item que provavelmente vai fazer muitos do grupo se estapearem (ou não) para pegar. Os Lança-chamas estarão disponíveis antes da luta começar e deverão ser pegos pelos jogadores designados nessa hora. O número de Lança-chamas varia de acordo com o número de jogadores no grupo. Eles entram como um botão extra e possuem uma barra de aquecimento. Quanto mais tempo você deixar o Lança-chamas ligado, mais calor ele gera, e mais essa barra se enche. Se chegar a 100, ele superaquece e você precisa esperar 10 segundos antes de usá-lo novamente.
Os jogadores que usarem os Lança-chamas ganharão um buff chamado Infusão Ardente, que aumenta todo o dano e cura feita em 10% por stack. Ele stacka até 30 vezes, mas a cada 2 segundos um stack dessa aura é removido. Esse buff compensa um pouco o tempo que o jogador passará queimando musgo ao invés de bater/curar efetivamente.
Imagem: WoWHead
Disparador de Esporos
No decorrer da luta, plantinhas chamadas Disparadores de Esporos surgirão em locais aleatórios da arena. E o que eles fazem? Bem, o nome diz tudo: eles usam constantemente Disparo de Esporos, que lança um esporo na direção de um jogador aleatório, causando 50k de dano no alvo atingido e em todos num raio de 8 metros. É possível que outros jogadores interceptem o projétil e tomem o dano no lugar do alvo.
Fungo Mental
Esse é um cogumelo hostil que surge no local de um jogador aleatório. O Fungo Mental pulsa constantemente, reduzindo a velocidade de lançamento de feitiços em 75% para os jogadores ao seu redor. Ele não ataca e não causa dano, ele tem apenas esse efeito.
Carniceiro Fúngico
Plantas benéficas
Cogumelo Vivo
Cogumelo Rejuvenescedor
Imagem: WoWHead
Frondísporo
- Putrefação: Habilidade usada no tank atual. Causa 9k de dano de natureza por segundo durante 45 segundos e stacka.
- Sopro Necrótico: Frondísporo sopra um cone frontal de veneno durante 1,5 segundos (canalizado), que causa 42k aos inimigos atingidos e reduz a cura que eles recebem em 99% até o sopro acabar.
- Esporos Infectantes: O boss periodicamente lançará essa habilidade, que causa 4k de dano por segundo em todos no grupo por stack. O grande problema dessa habilidade é que ele lançará um stack atrás do outro, subindo um stack por segundo. Quando ele finalmente chegar a 10 stacks, a habilidade dura mais 3 segundos e para. Então são aproximadamente 13 segundos de dano intenso no grupo, e que fica mais forte conforme os stacks sobem. É a hora dos cooldowns de cura.
Estratégia
Os Tanks deverão trocar o taunt a cada 4 ou 5 stacks de Putrefação. O tank que receber o Sopro Necrótico deverá estar com a vida cheia e com cooldowns de mitigação ativos. Quando o Carniceiro Fúngico surgir o Tank que não está com o boss deve tauntá-lo, e se o número de stacks do tank principal chegar a 5 antes do add ter morrido, os dois deverão trocar por segurança. Certifiquem-se de que apenas o tank ativo do boss esteja na frente dele na hora do Sopro.
Quando o boss lançar os Esporos Infectantes, cooldowns de cura devem ser usados para manter o grupo vivo durante esse tempo. Dica: se um Cogumelo Vivo nascer próximo do lançamento dos Esporos Infectantes, os healers podem curá-lo até que chegue próximo de 100% de vida, e quando os esporos começarem a ser lançados eles devem curar o cogumelo em 100% para ativar a grande cura em área, que poupará um cooldown longo.
Toda vez que um Carniceiro Fúngico surgir, todos os DPS deverão priorizá-lo (salvo situações em que os Melees estejam quase finalizando um Fungo Mental, pois ajudará o resto do grupo), e uma sequência de interrupções deve ser determinada previamente (com 5 pessoas nessa rotação, fica bem seguro) para Decompor. Se ele não for morto rápido suficiente, o dano no tank ficará muito intenso e o lançamento será rápido demais para ser interrompido, além, é claro, de possivelmente surgir outro add e você ter que lidar com dois Carniceiros ao mesmo tempo (e você não quer isso).
Para lidar com os Disparadores de Esporos há duas formas: vocês podem predefinir jogadores com boa mobilidade e sobrevivência para ficar grudados em cada uma das plantas, interceptando assim o Disparo de Esporos enquanto o resto dos DPS ranged stackados com o grupo ajudam a matá-las; ou você pode simplesmente deixar todos do grupo separados a pelo menos 8 metros de cada um enquanto os DPS ranged matam as plantas. Isso dependerá um pouco da composição e preferência do seu grupo. Você pode tomar a decisão baseada na situação: se houver um cogumelo azul ativo nessa hora, a melhor solução para otimizar o DPS pode ser manter o grupo stackado e apenas as pessoas selecionadas interceptando os esporos enquanto o grupo buffado mata essas plantas rapidamente (melhor alguns DPS sem buff do que todos, não é?).
Quando o Fungo Mental surgir, os DPS Melee e Caçadores deverão se focar nele inteiramente, por não serem afetados pela redução de velocidade de lançamento de feitiços. É interessante que o tank mova o boss para perto desse fungo se ele não estiver no alcance melee (assim o dano splash dos DPS melee também será aplicado no boss).
Quanto às plantinhas boas: os Cogumelos Vivos devem ser curados até 100% para prover uma cura substanciosa ao grupo, e devem ser continuamente curados até que murchem. O grupo deve permanecer dentro do alcance desse cogumelo para se beneficiar da cura, pois o foco dos healers estará lá. Como eu disse anteriormente, é interessante aguardar a ativação de Esporos Vivos para o momento dos Esporos Infectantes, se for possível.
Já em relação ao Cogumelo Rejuvenescedor, os Healers devem curá-lo rapidamente para 100% (muita mana será restaurada, então não precisa poupá-la nessa hora) e o tank deve se movimentar com o boss até o local para que tanto os melees quanto ranged se beneficiem da aceleração.
Continuem dessa forma, nunca esquecendo de queimar o musgo e dando sempre prioridade aos adds (sendo a prioridade absoluta o Carniceiro). A chave é saber se coordenar e otimizar o dano ao mesmo tempo para vencer o tempo de berserk.
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